domingo, 22 de abril de 2012

perguntas soltas...

Olá meus alunos dedicados!

Desta vez lembrei-me de inventar um novo trabalho de casa: uma pergunta por semana!... mas não se preocupem, não é nada de muito exigente. A resposta não tem um número de palavras mínimo nem máximo, apenas pensem na resposta, e escrevam-na (não se assustem, as perguntas são curtas e simples, e para responderem é só colocarem um comentário à mensagem)... aqui vai a primeira pergunta: qual a diferença entre um desenho e uma fotografia?

imagens para se inspirarem para o TPC...




quinta-feira, 19 de abril de 2012

Trabalho de casa para a próxima semana: A partir de desenhos de bichos (os que fizeste na aula e outros que encontres ou faças), e a partir da cena II do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, representa as personagens (o Fidalgo, o Pagem, o Diabo, e o Anjo) como bichos, no teu diário gráfico.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

desenho de dinossauros

Para se inspirarem para o trabalho de hoje...

linha do horizonte e ponto de fuga

Desenho  da feira da ladra, no diário gráfico de Eduardo Salavisa
“Mágoas ao desbarato”, crónica de Alexandra Prado Coelho no jornal Público de hoje, sobre a feira da Ladra e fazendo lembrar a canção de Sérgio Godinho. Com dois desenhos meus.E. Salavisa

Neste desenho está muito visível a linha do horizonte, e o ponto (nessa linha) para onde convergem as linhas paralelas. Esses pontos chamam-se "pontos de fuga". Há um que salta à vista. Conseguem encontrá-lo?...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

desenhar em perspetiva




Quando vemos algo que está em perspectiva, temos que ter atenção a várias coisas: distorção provocada pela perspetiva, eixos de simetria, pontos de fuga, linha do horizonte, etc.
Dito isto, eis o TPC para a próxima semana:
  • Até à próxima quinta-feira, desenhar à vista quatro(4) ruas em que sejam visíveis os efeitos da perspetiva. Começa pelo geral, tem atenção à estrutura e à simetria, e finaliza com os pormenores. Em casa acrescenta cor aos desenhos. Termina pondo o nome, data, e algum comentário ao sítio que escolheste. Bons desenhos!

desenho de edifícios

desenho a partir da janela
Para desenhar edifícios em perspetiva é necessário saber o que acontece ao que vemos, por estar em perspetiva: linhas paralelas tornam-se convergentes, para um ponto comum, chamado ponto de fuga. Por outro lado, objetos que estão mais distantes parecem ser mais pequenos...

vaso/faces











Neste exercício notou-se que às vezes queremos desenhar uma coisa... e sai outra completamente diferente!
Uns saíram melhor que outros, mas há que não desanimar, e praticar até sair bem!
Para aqueles que têm mais dificuldades, é muito útil fazer um eixo de simetria, e medir a partir daí...

terça-feira, 10 de abril de 2012

estilos de desenho

desenhos com vários estilos de linha
Aqui andámos a imitar o traço de vários autores. No retângulo final, cada aluno fez um desenho no estilo que mais gostasse.

desenhar sem olhar para a folha

desenho feito sem olhar para o papel
Neste exercício o que mais interessa não é o resultado final, mas sim a atenção que se dá ao objeto. Para fazer um bom desenho é muito importante olhar para o que vemos, em vez de apenas desenharmos como pensamos que deve ser. Para isso é necessária uma observação cuidada, à medida que se desenha, e mesmo antes de começar a desenhar!

desenho invertido

Desenho invertido (a partir de desenho de Stravinski feito por Picasso)
Neste exercício desenhámos com a imagem virada ao contrário. O objetivo foi desenhar linhas, tal como elas são, sem pensarmos se estávamos a desenhar pernas, ou ombros, ou cadeiras...