quinta-feira, 19 de julho de 2012

Boa tarde crianças e jovens,

Espero que estejam a ter umas férias espectaculares!... Deixo-vos uma sugestão, para aqueles que estiverem por perto, para irem ver uma exposição de livros de artista, que vai começar no próximo sábado às 18 horas, numa galeria mesmo ao lado da Sé de Lisboa (do lado esquerdo de quem está de frente para a Sé).
Os livros de artista são muito parecidos com os diários gráficos, com a diferença de que são feitos por artistas, e são por isso considerados obras de arte, com o mesmo valor de uma escultura ou pintura, e têm a forma de livros, mas podem nem ter folhas de papel... para mais pormenores, vão à exposição e deixem-se surpreender!

A continuação de umas óptimas férias de Verão para todos!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Passeio na Graça...

Olá meninos (e meninas)
Como sabem, na próxima Quinta-feira é a nossa última aula, e vamos acabar em grande estilo, dando um passeio nas redondezas só para desenhar!... Mas não se esqueçam, caros alunos que ainda não entregaram as autorizações dos encarregados de educação: na Segunda-feira vou ter com vocês à escola de propósito para as receber, por isso não se esqueçam de as trazer!
De resto, quero deixar aqui escrito que foi muito recompensador ter sido vosso professor este ano lectivo. Espero ter conseguido transmitir o que penso sobre o desenho e os diários gráficos: que podem ser uma forma de se divertirem e de organizarem as vossas ideias ou, por outro lado, uma forma de se distraírem das coisas que vos aborrecem...
Ao longo das nossas aulas, procurei ensinar uma série de técnicas para desenhar segundo determinadas regras, nunca esquecendo que o desenho deve ser como o pensamento: livre! Para além de aprenderem todos os "truques" do desenho, têm também que aprender que é o toque pessoal de cada um que torna um desenho especial, por isso, não se chateiem se o vosso desenho não parecer uma fotografia; isso não é um defeito, é bom que seja assim!
Bom, chega de conversa, que vocês gostam é de "meter as mãos na massa". Assim sendo, aqui vai o TPC desta semana:
Desta vez, a frase não fui eu que escolhi, foram vocês que escolheram e colaram no vosso diário gráfico. O TPC é descrever por palavras um desenho que ponha a frase em prática (escrevam essa descrição no diário) e depois, façam um desenho que "responda" à frase.

Bom fim-de-semana e até Segunda!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Materiais para a próxima aula

Olá alunos,

Antes de mais, desculpem não vos ter entregue os diários gráficos na sexta-feira, mas houve um problema com os transportes, e assim não consegui chegar a tempo à escola.
Mas como tudo tem um lado positivo, assim estão dispensados do trabalho de casa desta semana!... (mas é pena, porque quanto mais desenharem/praticarem, mais fácil se torna desenhar, e com melhores resultados!)
Para esta quinta-feira vamos ter na aula, em representação dos Urban Sketchers, Mário Linhares, coordenador do projecto em Portugal. A aula vai ser uma surpresa mesmo para mim, sai apenas que têm que trazer, além dos diários gráficos, duas canetas pretas (uma fina e uma grossa) e dois ou três lápis de cor ou marcadores.
Quarta-feira devo ir aí à escola, mas em todo o caso, na quinta-feira, não se esqueçam das canetas pretas (uma fina e uma grossa) e dos lápis de cor ou canetas de feltro!

Cumprimentos,
Vasco

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Frase de 24/05/12

"Do atelier para casa e vice-versa vou observando aquilo que me rodeia com outros olhos. Experimentem ser turistas no local onde habitam. De certeza que encontram coisas diferentes pelo caminho nunca vistas até à data."
Ana Ventura
Comenta esta frase de uma artista portuguesa que se aventura pelo mundo da ilustração, arte e design. Sem dúvida que esta artista encontra coisas diferentes pelo caminho, ou não encontra?...

terça-feira, 22 de maio de 2012

Olá alunos!

Esta mensagem serve para relembrar qual o TPC para esta quinta-feira: desenho de três espaços interiores (ou um só, visto de três pontos de vista diferentes). Usem o dispositivo que vos dei, pois este ajuda a perceber a posição das linhas e o que fica no enquadramento da vossa página do diário gráfico.

Bom trabalho!


terça-feira, 15 de maio de 2012

Frase desta semana

"Nada é original. Rouba de qualquer sítio que te dê inspiração ou alimente a tua imaginação. Devora filmes antigos, filmes novos, música, livros, pinturas, fotografias, poemas, sonhos, conversas ao acaso, arquitectura, pontes, sinais de trânsito, corpos de água, luz e sombras. Para roubar, escolhe apenas coisas que falem directamente à tua alma. Se fizeres isso, então o teu trabalho (e roubo) vai ser autêntico. A autenticidade não tem preço; a originalidade é inexistente. E não te preocupes em esconder o teu roubo - celebra-o, se te apetecer. Em qualquer caso, lembra-te sempre do que disse Jean-Luc Godard: (o que importa) não é de onde tiras as coisas, é para onde as levas."
Jim Jarmush

A frase desta semana é muito poética, e, de certa forma, lembra-me o processo como um artista, um designer, um arquitecto ou um realizador de cinema pode fazer um diário gráfico. O que acham, no diário gráfico "roubamos" alguma coisa? e, se sim, de onde?...

Tema da semana: comida!

Olá alunos!

Até 5ªfeira, nem precisamos de sair de casa para fazer o TPC de OEP, vamos desenhar géneros alimentares...
Podem ser alimentos frescos, fruta, o almoço, pequeno-almoço, jantar, conservas, condimentos, caixas de cereais, pacotes de tudo e mais alguma coisa, tudo o que tenha a ver com alimentos!
O ideal é que façam vários desenhos, sempre com uma observação cuidada, e se possível com vários materiais de desenho e pintura... não se esqueçam que quanto mais praticarem, mais facilidade vão ter no desenho, tornando os vossos desenhos mais pessoais.
Podem acrescentar comentários, escrever uma pequena história real ou inventada que vos for sugerida pela vossa observação...
Bom trabalho!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

exercícios para a aula de hoje

Olá alunos!

Hoje iremos aproveitar as boas condições meteorológicas e vamos desenhar um pouco em exterior.
Assim sendo, temos para desenhar um meio de transporte (para quem não fez o TPC), desenhar uma árvore, e recolher alguns objectos no exterior para desenhar na sala de aula (podem ser pequenas flores, folhas, ramos, ou outros pequenos objectos que tenham uma forma interessante).
Depois vamos voltar para a aula para colorir os desenhos e fazer novos desenhos só com o contorno e pintando o fundo.
Mas antes disso, visto que não obtive respostas à pergunta da semana, vamos reflectir em conjunto sobre a frase que eu coloquei no blogue, e a sua importância para o acto de desenhar.
Para o final da aula, se houver tempo, vamos desenhar alguns objectos existentes na sala de aula...


terça-feira, 8 de maio de 2012

frase para a próxima aula

Olá alunos,
A frase para comentarem até 5ªfeira é a seguinte:

"... reduzir a velocidade com que se percebe um objecto ou acontecimento é a melhor maneira de realmente o ver (e não apenas reconhecer, dando-lhe um nome)..."
Elliot Eisner

Pensem um pouco, levem o vosso tempo... e dêem uma breve resposta! 
Dica: pensa na diferença entre perceber e reconhecer...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Desenho de meios de transporte

Olá, alunos!

Para esta semana, o trabalho de casa é desenhar um meio de transporte, qualquer um, de qualquer tamanho.
Pode ser com qualquer material riscador (lápis, caneta, lápis de cera, etc.), com ou sem mancha (aguarela, aguada, guache, etc.), mas tem que ser A CORES!
O mínimo é um desenho, e o máximo... não há máximo, quantos mais melhor!!

Bons desenhos,
Vasco

ps: no próximo post envio a frase para comentarem. Bom fim-de-semana!

domingo, 22 de abril de 2012

perguntas soltas...

Olá meus alunos dedicados!

Desta vez lembrei-me de inventar um novo trabalho de casa: uma pergunta por semana!... mas não se preocupem, não é nada de muito exigente. A resposta não tem um número de palavras mínimo nem máximo, apenas pensem na resposta, e escrevam-na (não se assustem, as perguntas são curtas e simples, e para responderem é só colocarem um comentário à mensagem)... aqui vai a primeira pergunta: qual a diferença entre um desenho e uma fotografia?

imagens para se inspirarem para o TPC...




quinta-feira, 19 de abril de 2012

Trabalho de casa para a próxima semana: A partir de desenhos de bichos (os que fizeste na aula e outros que encontres ou faças), e a partir da cena II do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, representa as personagens (o Fidalgo, o Pagem, o Diabo, e o Anjo) como bichos, no teu diário gráfico.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

desenho de dinossauros

Para se inspirarem para o trabalho de hoje...

linha do horizonte e ponto de fuga

Desenho  da feira da ladra, no diário gráfico de Eduardo Salavisa
“Mágoas ao desbarato”, crónica de Alexandra Prado Coelho no jornal Público de hoje, sobre a feira da Ladra e fazendo lembrar a canção de Sérgio Godinho. Com dois desenhos meus.E. Salavisa

Neste desenho está muito visível a linha do horizonte, e o ponto (nessa linha) para onde convergem as linhas paralelas. Esses pontos chamam-se "pontos de fuga". Há um que salta à vista. Conseguem encontrá-lo?...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

desenhar em perspetiva




Quando vemos algo que está em perspectiva, temos que ter atenção a várias coisas: distorção provocada pela perspetiva, eixos de simetria, pontos de fuga, linha do horizonte, etc.
Dito isto, eis o TPC para a próxima semana:
  • Até à próxima quinta-feira, desenhar à vista quatro(4) ruas em que sejam visíveis os efeitos da perspetiva. Começa pelo geral, tem atenção à estrutura e à simetria, e finaliza com os pormenores. Em casa acrescenta cor aos desenhos. Termina pondo o nome, data, e algum comentário ao sítio que escolheste. Bons desenhos!

desenho de edifícios

desenho a partir da janela
Para desenhar edifícios em perspetiva é necessário saber o que acontece ao que vemos, por estar em perspetiva: linhas paralelas tornam-se convergentes, para um ponto comum, chamado ponto de fuga. Por outro lado, objetos que estão mais distantes parecem ser mais pequenos...

vaso/faces











Neste exercício notou-se que às vezes queremos desenhar uma coisa... e sai outra completamente diferente!
Uns saíram melhor que outros, mas há que não desanimar, e praticar até sair bem!
Para aqueles que têm mais dificuldades, é muito útil fazer um eixo de simetria, e medir a partir daí...

terça-feira, 10 de abril de 2012

estilos de desenho

desenhos com vários estilos de linha
Aqui andámos a imitar o traço de vários autores. No retângulo final, cada aluno fez um desenho no estilo que mais gostasse.

desenhar sem olhar para a folha

desenho feito sem olhar para o papel
Neste exercício o que mais interessa não é o resultado final, mas sim a atenção que se dá ao objeto. Para fazer um bom desenho é muito importante olhar para o que vemos, em vez de apenas desenharmos como pensamos que deve ser. Para isso é necessária uma observação cuidada, à medida que se desenha, e mesmo antes de começar a desenhar!

desenho invertido

Desenho invertido (a partir de desenho de Stravinski feito por Picasso)
Neste exercício desenhámos com a imagem virada ao contrário. O objetivo foi desenhar linhas, tal como elas são, sem pensarmos se estávamos a desenhar pernas, ou ombros, ou cadeiras...